Mistério desconhecido. Ou quase. Embora ainda não haja anúncio oficial nem muitos detalhes, a Meta já revelou quando o Threads chegará à União Europeia (UE), plataforma com a qual quer dar uma chance ao X, o antigo Twitter. Se você acessar o site Threads da UE verá uma contagem regressiva que termina na quinta-feira, 14 de dezembro. Algo semelhante acontece se você digitar “ticket” no mecanismo de busca do Instagram, rede social também sob a égide do Meta. Nesse caso você verá um ícone em forma de ingressos. Ao pressioná-lo, aparecerá um convite personalizado para Threads e uma contagem regressiva até o dia seguinte: dia 14.
Isto é o que se sabe no momento.
Uma data marcada em vermelho. Não há anúncio oficial, nem declaração detalhando como e onde exatamente o Threads será implantado na União Europeia, mas Meta, o promotor da nova rede social, quis deixar algumas pistas eloquentes sobre o seu desembarque no velho continente. Dois, para ser mais preciso. O primeiro está no próprio site Theards.net. Se você acessar da UE, verá uma contagem regressiva que, no momento em que escrevo este artigo, faltam pouco mais de cinco dias e três horas. Isso marca o lançamento da nova plataforma na UE na próxima quinta-feira, 14 de dezembro, às 12h.
E com um convite personalizado. A segunda pista deixada pela multinacional tecnológica é igualmente clara, embora menos visível. Quando você digita “ticket” no mecanismo de busca do Instagram, aparece um pequeno ícone que nos leva a um convite para Threads em que nosso nome de usuário aparece ao lado de um QR e uma data e hora são especificadas: quinta-feira, 14 de dezembro às 12h. . Caso houvesse alguma dúvida, o cartão imita um cartão de embarque e, além do código QR, traz no canto superior uma ilustração que lembra um selo da UE.
Com mistério até o fim. A data já foi divulgada por meios de comunicação como Engadget ou The Verge, que consultaram a Meta sobre como será a implantação europeia e em que países da UE será activada a nova rede social na próxima quinta-feira. No momento, porém, não são conhecidos mais detalhes nem foi divulgado um anúncio oficial. A data é nova; o prazo, nem tanto. A contagem regressiva é ativada dias depois Jornal de Wall Street revelou que a Meta planejava lançar sua nova plataforma na UE ao longo de dezembro, antes de 2024.
Meses atrasado. Se o cronograma recém-lançado Meta Threads for cumprido, chegará à UE antes do final de 2023, embora com meses de atraso em relação aos cerca de cem países, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos, onde já estreou em o início de julho. Aí, até a Casa Branca já se muniu da sua própria conta oficial. O atraso na UE é explicado principalmente por questões relacionadas com a legislação e regulamentação do mundo digital.
No verão, a porta-voz da Meta, Christine Pai, apontou especificamente para a “iminente incerteza regulatória” numa referência velada à Lei dos Mercados Digitais (DMA) e às suas diretrizes sobre recolha e partilha de dados. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, apontou linhas semelhantes, falando em julho sobre “as complexidades de cumprir algumas leis”. Especificamente, o gestor referiu-se ao DMA e à Lei dos Serviços Digitais. Junto com outros grande tecnologiao Meta foi designado “gatekeeper” de acesso devido à sua massa de utilizadores e peso, o que o sujeita a certas medidas que tentam prevenir abusos de poder no mercado.
Objetivo ambicioso. O objetivo do Threads é certamente ambicioso. O objetivo da multinacional de Mark Zuckerberg é desafiar o X, o antigo Twitter, aproveitando as mudanças que a plataforma sofreu desde a chegada de Elon Musk em 2022 e o descontentamento demonstrado pela sua base de utilizadores e anunciantes. No seu propósito, a nova rede social começa com o apoio do poderoso Meta e mais especificamente do Instagram.
Sucesso no quintal de X. “Vai levar tempo, mas deve haver um aplicativo de conversas públicas com mais de 1.000 milhões de usuários. O Twitter teve a oportunidade de ser um, mas não conseguiu. Esperamos que consigamos”, continuou Zuckerberg. O começo não foi ruim. Menos de uma semana após seu lançamento, Threards já havia conquistado pouco mais de 100 milhões de usuários, embora parecesse perder força com o passar das semanas.
Com a chegada à União Europeia, a plataforma espera ganhar estabilidade a longo prazo e conquistar 40 milhões de utilizadores adicionais em 2024, segundo dados revelados no final de novembro por Jornal de Wall Street. Justamente para entrar no velho continente, a tecnológica decidiu que os utilizadores podem utilizar o serviço como consumidores de conteúdos, sem necessitarem do perfil que lhes permitirá fazer as suas próprias publicações.
Imagem de capa: Antonio Quintano
Em Xataka: Testamos Threads: a nova rede social do Meta tem (quase) tudo para competir com o Twitter